Policlinica Moises Andrade: Gerando Uma Vida – Episódio 6: os detalhes importantes da gestação

Categoria: Blog

10 de fevereiro de 2017

A gravidez vai bem, mas detalhes como a alimentação saudável e a atividade física são cobrados da gestante. A Maíta também foi a uma consulta odontológica, para garantir que ela fique longe de lesões e inflamações, o que pode prejudicar a gestante e o bebê.

10 de fevereiro de 2017

Neste episódio, o Ministério da Saúde apresenta o pré-natal do parceiro. Durante uma das consultas da Maíta na Unidade Básica de Saúde, o futuro papai Israel foi convidado a se cuidar também, fazer exames e se vacinar.

10 de fevereiro de 2017

O casal que espera o seu primeiro bebê acha que o tempo passou rápido demais. A gravidez passa da 23ª semana e os exames mostram que está tudo bem. Mas, muita coisa muda na vida de uma gestante. Muitos mitos acompanham essas mudanças. No que acreditar? Os médicos dão orientações à grávida e seu parceiro.

10 de fevereiro de 2017

A gestação da Maíta avançou para o segundo trimestre e com uma mudança importante no pré-natal. Por conta do descontrole da tireoide, a futura mamãe foi encaminhada para o acompanhamento de alto risco. Apesar do nome, não é nada grave. A médica que cuida da saúde da futura mamãe e do bebê receitou medicamentos que vão resolver o problema. O papai Israel está preocupado em ajudar a esposa a comer melhor porque agora o bebê vai começar a crescer. A ansiedade continua e a TV Saúde acompanha cada novidade desta gestação.

10 de fevereiro de 2017

A série “Gerando uma Vida” avança junto com a gravidez da Maíta. Neste segundo episódio, a TV Saúde acompanhou a segunda consulta do pré-natal. O médico já verificou alguns exames, tirou dúvidas dos futuros pais e prescreveu medicação. A Maíta passa por uma fase de muitos enjoos e chegou a perder peso. A barriguinha já está aparente e, em casa, a família fica cada vez mais ansiosa.

10 de fevereiro de 2017

A TV Saúde estreia a série “Gerando uma Vida”. Grávidos do primeiro filho, o casal Maíta e Israel vive todas as descobertas de uma gestação. Neste primeiro vídeo, mostramos os primeiros passos no pré-natal, feito no Sistema Único de Saúde, e quais os medos e expectativas para os próximos meses.

Posted in Blog, Gerando Uma Vida by policlinicamoisesandrade
10 de fevereiro de 2017

Número de doses vai passar de 60 milhões para 80 milhões. Ainda não foram definidos os grupos que serão incluídos.

O Ministério da Saúde vai ampliar a oferta da vacina contra influenza em 2018: de 60 milhões de doses anuais para 80 milhões. “Evidentemente haverá uma ampliação do público a ser coberto por essa vacinação”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quarta-feira (8) no Instituto Butantan.

Porém ainda não foram definidos os grupos adicionais que terão direito a receber a vacina pelo Sistema Único de saúde (SUS). “Nossa área do Programa Nacional de Imunizações definirá conforme a disponibilização efetiva da vacina”, disse Barros.

Hoje, na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprom

10 de janeiro de 2017

3 de novembro de 2016

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. E é de olho naqueles que não se cuidam que a campanha Novembro Azul foi criada. O objetivo é levar informação e reduzir os números de mortes por causa da doença. Na Paraíba, pelo menos um homem é internado por dia com esse tipo de câncer. A doença é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens na Paraíba, perdendo apenas para o de pulmão. A sorte é que é possível prevenir. Um simples exame de sangue conhecido como PSA pode ser a salvação. Os médicos recomendam que o primeiro PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família. Mas para um diagnóstico mais preciso, os médicos recomendam também o toque retal. “A combinação entre o exame de sangue com o exame físico, que é o toque retal, é o que existe de melhor atualmente para a detecção precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata detectado incialmente tem uma chance de cura de 90%. Mais uma justificativa para o homem se cuidar antes de sentir alguma coisa”, explica o urologista Jarques Lúcio. O senhor Henrique, de 72 anos, fez o primeiro exame preventivo há 10 anos e depois disso não relaxou mais com os cuidados. “Já fiz dois exames já, graças a De